domingo, 20 de janeiro de 2008
SETH - O CAPELINO
Vimos, no capítulo dez, qual a significação simbólica dos
primeiros filhos de Adão - Caim e Abel, e diremos agora
que, do ponto de vista propriamente histórico ou cronológico,
a descida dos exilados é representada na Gênese pelo nascimento
de Seth - o terceiro filho - que Adão, como diz o
texto: "gerou à sua semelhança, conforme sua imagem". (Gn, 5:3)
Assim, aquele que com ele mesmo, Adão, se confunde,
é-lhe análogo.
Se Adão, no símbolo, representa o acontecimento da
descida, a queda das legiões de emigrados, e os dois primeiros
filhos, o caráter dessas legiões, Seth, no tempo, representa a
época do acontecimento, época essa que no próprio texto está
bem definida com o seguinte esclarecimento:
- "Os homens, então, começaram a evocar o nome do
Senhor." (Gn, 4:26)
Isso quer dizer que a geração de Seth é a de espíritos não
oriundos da Terra - os das raças primitivas, bárbaros,
selvagens, ignorantes, virgens ainda de sentimentos e
conhecimentos religiosos - mas outros, diferentes, mais
evoluídos, que já conheciam seus deveres espirituais suas
ligações com o céu; espíritos já conscientes de sua filiação
divina, que já sabiam estabelecer comunhão espiritual com o
Senhor.
Por tudo isso é que Moisés, como se vê no texto,
desenvolve em primeiro lugar a genealogia de Caim e a
interrompe logo para mostrar que ela não tem seguimento.
De fato, nela só se refere a profissões, crimes e castigos, para
deixar claro que só se trata de demonstrar o temperamento, a
capacidade intelectual e o caráter moral dos indivíduos que já
formaram a corrente de Caim das legiões de exilados, como já
dissemos; ao passo que desenvolve em seguida a genealogia de
Seth, a saber: a dos exilados em geral - enumerando-lhes as
gerações até Noé e prosseguindo daí para diante sem
interrupção, como a dizer que dessa linhagem de Seth é que se
perpetuou o gênero humano, cumprindo-se, assim, a vontade
do Senhor, quando disse: "frutificai e multiplicai e enchei a
Terra." (Gn,1:22)
A passagem referente a Noé daquela narrativa simboliza
o juízo periódico de Deus, que, como já dissemos, ocorre em
todos os períodos de transição, em todos os fins de ciclo
evolutivo, a separação dos bodes e das ovelhas, o expurgo de
gerações degeneradas, acontecimento espiritual a que o Divino
Mestre também se referiu mais tarde, no Sermão do Monte,
quando disse, em relação aos tempos vindouros, que são os
nossos:
-"E quando o Filho do Homem vier na sua majestade e
todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono de
sua glória: e todas as nações serão reunidas diante dele e apartará
uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas."
(Mt, 25:31-32)
À humanidade daquela época tocou um acontecimento
desses, com os cataclismos que então se verificaram, que mais
para diante relataremos.
primeiros filhos de Adão - Caim e Abel, e diremos agora
que, do ponto de vista propriamente histórico ou cronológico,
a descida dos exilados é representada na Gênese pelo nascimento
de Seth - o terceiro filho - que Adão, como diz o
texto: "gerou à sua semelhança, conforme sua imagem". (Gn, 5:3)
Assim, aquele que com ele mesmo, Adão, se confunde,
é-lhe análogo.
Se Adão, no símbolo, representa o acontecimento da
descida, a queda das legiões de emigrados, e os dois primeiros
filhos, o caráter dessas legiões, Seth, no tempo, representa a
época do acontecimento, época essa que no próprio texto está
bem definida com o seguinte esclarecimento:
- "Os homens, então, começaram a evocar o nome do
Senhor." (Gn, 4:26)
Isso quer dizer que a geração de Seth é a de espíritos não
oriundos da Terra - os das raças primitivas, bárbaros,
selvagens, ignorantes, virgens ainda de sentimentos e
conhecimentos religiosos - mas outros, diferentes, mais
evoluídos, que já conheciam seus deveres espirituais suas
ligações com o céu; espíritos já conscientes de sua filiação
divina, que já sabiam estabelecer comunhão espiritual com o
Senhor.
Por tudo isso é que Moisés, como se vê no texto,
desenvolve em primeiro lugar a genealogia de Caim e a
interrompe logo para mostrar que ela não tem seguimento.
De fato, nela só se refere a profissões, crimes e castigos, para
deixar claro que só se trata de demonstrar o temperamento, a
capacidade intelectual e o caráter moral dos indivíduos que já
formaram a corrente de Caim das legiões de exilados, como já
dissemos; ao passo que desenvolve em seguida a genealogia de
Seth, a saber: a dos exilados em geral - enumerando-lhes as
gerações até Noé e prosseguindo daí para diante sem
interrupção, como a dizer que dessa linhagem de Seth é que se
perpetuou o gênero humano, cumprindo-se, assim, a vontade
do Senhor, quando disse: "frutificai e multiplicai e enchei a
Terra." (Gn,1:22)
A passagem referente a Noé daquela narrativa simboliza
o juízo periódico de Deus, que, como já dissemos, ocorre em
todos os períodos de transição, em todos os fins de ciclo
evolutivo, a separação dos bodes e das ovelhas, o expurgo de
gerações degeneradas, acontecimento espiritual a que o Divino
Mestre também se referiu mais tarde, no Sermão do Monte,
quando disse, em relação aos tempos vindouros, que são os
nossos:
-"E quando o Filho do Homem vier na sua majestade e
todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono de
sua glória: e todas as nações serão reunidas diante dele e apartará
uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas."
(Mt, 25:31-32)
À humanidade daquela época tocou um acontecimento
desses, com os cataclismos que então se verificaram, que mais
para diante relataremos.
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