domingo, 20 de janeiro de 2008
A TRADIÇÃO MESSIÂNICA
Essa era, pois, naqueles tempos, a esperança geral do mundo: o Messias.
- "Uma secreta intuição" - conta Emmanuel - "iluminava o espírito
divinatório das massas populares.
Todos os povos O esperavam em seu seio acolhedor; todos O queriam,
localizando em seus caminhos sua expressão sublime e divinizada ". 35
Os tibetanos O aguardavam na forma de um herói que regularizaria a vida
do povo e o redimiria de seus erros. Kin-Tsé - o Santo - que não tinha
pai humano, era concebido de uma virgem e existia antes mesmo que a
Terra existisse.
Diziam d'Ele:
- "Será o deus-homem, andará entre os homens e os homens não O
conhecerão.
Feri o Santo - dizia a tradição - rasgai-o com açoites, ponde o ladrão
em liberdade."
Veja-se em tão curto trecho quanta realidade existia nesta profecia
inspirada!
***
35 A Caminho da Luz, cap. III. (Nota da Editora)
Pelo ano 500 a.C., muito antes do drama do Calvário e no tempo de
Confúcio, que era então ministro distribuidor de justiça do Império do
Meio, foi ele procurado por um dignitário real que o interrogou a
respeito do Homem Santo: quem era, onde vivia, como prestar-lhe
honras...
O sábio, com a discrição e o entendimento que lhe eram próprios,
respondeu que não conhecia nenhum homem santo, nem ninguém que, no
momento, fosse digno desse nome; mas que ouvira dizer (quem o disse não
sabia) que no Ocidente (em que lugar não sabia) haveria num certo tempo
(quando, não sabia) um homem que seria aquele que se esperava.
E suas palavras foram guardadas; transcorreu o tempo e quando, muito
mais tarde e com enorme atraso, devido às distâncias e às dificuldades
de comunicações, a notícia do nascimento de Jesus chegou àquele
longínquo e isolado país, o imperador Ming-Ti enviou uma embaixada para
conhecê-Lo e honrá-Lo; porém já se haviam passado sessenta anos desde
quando se consumara o sacrifício do Calvário.
Na índia, toda a literatura sagrada dos templos estava cheia de
profecias a respeito da vinda do Messias.
O Barta-Chastran, por exemplo, dizia em um de seus belos poemas que em
breve nasceria um brama, na cidade de Sçambelan, na morada de um pastor,
que libertaria o mundo dos daítias (demônios), purgaria a terra dos seus
pecados, estabeleceria um reino de justiça e verdade e ofereceria um
grande sacrifício.
Nesse poema, além de outras notáveis concordâncias com a futura
realidade dos fatos, destaca-se esta: Sçambelan
em sânscrito significa "pão de casa"; Belém, em hebraico, significa
"casa de pão".
O Scanda-Pourana dizia que:
- "Quando três mil e cem anos da Kali-Iuga *36 se esgotarem o Rei da
Glória aparecerá e libertará o mundo da miséria e do mal."
O Agni-Pourana assinalava:
- "Que um poderoso espírito de retidão e de justiça apareceria em dado
tempo, nascendo de uma virgem."
E o Vrihat-Catha anunciava:
- "Que nasceria em breve tempo uma encarnação divina com o nome de
Vicrama."
Ouçamos, agora, a palavra profética das nações, cujos sacerdotes tinham
a primazia na comunhão misteriosa com os astros.
***
36 O Divino Mestre desceu à Terra nos primeiros dias da Kali-Iuga, que é
a última das quatro idades (ou eras) da cronologia bramânica - Krita
Iuga, Treta-Iuga, Dvapara-Iuga e Kali-Iuga- e também conhecida como
"idade de ferro".
A duração dessas idades, segundo o astrônomo hindu Asuramaya, são
respectivamente de 1.440.000, 1.080.000, 720.000 e 360.000 anos, com
períodos intermediários entre elas que totalizam outros 720.000 anos. Ao
todo, soma-se um total de 4.320.000 anos, chamada de "Idade Divina". "Um
Dia de Brama" (ou Kalpa) - um dia de manifestação evolutiva do universo
Criador - corresponde a mil "Idades Divinas", ou seja 4,32 bilhões de
anos. "Uma Noite de Brama" tem igual duração.
Na Pérsia o primeiro Zoroastro *37, três milênios antes do divino
nascimento, já o anunciava a seus discípulos dizendo: - "Oh! vós, meus
filhos, que já estais avisados do Seu nascimento antes de qualquer outro
povo; assim que virdes a estrela, tomai-a por guia e ela vos conduzirá
ao lugar onde Ele - o Redentor - nasceu.
Adorai-O e ofertai-Lhe presentes, porque Ele é a Palavra - O Verbo - que
formou os céus."
Na Caldéia, no tempo de Cambises, Zerdacht - o sacerdote magno -
anunciou a vinda do Redentor e a estrela que brilharia por ocasião do
Seu nascimento.
No Egito, o país das portentosas construções iníciáticas, Ele era também
esperado, desde muito tempo, e em Sua honra os templos sacrificavam nos
seus altares.
Na grande pirâmide de Gizé estava gravada a profecia do Seu nascimento,
em caracteres hieroglíficos, para conhecimento da posteridade.
O tebano Pamylou, quando, certa vez, visitava o templo de Amon, conta
que ouviu, vindo de suas profundezas, uma voz misteriosa e imperativa a
bradar-lhe:
"Oh! tu que me ouvis, anuncia aos mortos o nascimento de Osíris- o
grande rei - salvador do mundo."
***
37 Fundador da religião dos persas, cujo código é o Zend-Avesta. Viveu
em 3.200 a.C.
E quanto à Grécia lá está Ele - o Messias - simbolizado no "Prometeu" de
Ésquilo, uma das mais poderosas criações do intelecto humano.
E d'Ele disse Platão - o iluminado:
- "Virtuoso até a morte, Ele passará por injusto e perverso e, como tal,
será flagelado, atormentado, e, por fim, posto na cruz."
E a essa corrente sublime de vozes inspiradas, que O anunciavam em todas
as partes do mundo, vem, então, juntarse e de forma ainda mais objetiva
e impressionante, a palavra profética do povo hebreu.
No IV Livro de Esdras o profeta dizia que o Messias viria da banda do
mar.
Jó
Sob o tormento de suas provas, realmente dignificadoras,
dizia:
- "Eu sei que o meu Redentor virá e estarei de pé, no derradeiro dia,
sobre o pó." (19:25)
Isaías
- "Eis que uma virgem conceberá e gerará um filho e chamará seu nome
Emmanuel." (7:14)
- "E a terra que foi angustiada não será entenebrecida: envileceu, nos
primeiros tempos, a terra de Zabulom e a terra
de Neftali; mas, nos últimos se enobreceu, junto ao caminho do mar, de
Além Jordão, na Galiléia dos gentios.
E o povo que andava nas trevas viu uma grande luz e sobre os que
habitavam a terra de sombras e de morte resplandeceu uma luz." (9:1-2)
Jeremias
- "Eis que vêm dias - diz o Senhor - em que se levantará a Davi, um
renovo justo; e, sendo rei, reinará e prosperará e praticará o juízo e a
justiça na terra.
Nos seus dias, Judá será salvo e Israel habitará seguro; e este será o
seu nome com que o nomearão: O Senhor Justiça Nossa." (23:5-6)
Miquéias
- "E tu, Belém, Efrata, ainda que pequena entre as milhares de Judá, de
ti me sairá o que será senhor de Israel e cujas saídas são desde os
tempos antigos, desde os dias da eternidade *38 ," (5:2)
Zacarias
-"Alegra-te muito, ó filha de Sião, ó filha de Jerusalém; eis que o teu
rei virá a ti, justo e salvador, pobre e montado sobre um jumento.
Ele falará às nações e o seu domínio se estenderá de um mar a outro mar
e desde o rio até as extremidades da terra." (9:9-10)
Davi -o ancestral
-"O Senhor enviará o cetro de tua fortaleza desde Sião, dizendo: domina
no meio dos teus inimigos.
38 Isto quer dizer: o Cristo planetário, que desce do Plano Espiritual,
periodicamente, para viver entre os homens.
O teu povo será muito voluntarioso no dia do teu poder, nos ornamentos
da santidade, desde a madre da alva; tu tens o orvalho da tua mocidade;
és o sacerdote eterno segundo a ordem de Melquisedeque; o Senhor, à tua
direita, ferirá os reis no dia da tua ira; julgará entre as nações; tudo
encherá de corpos mortos, ferirá os cabeças de grandes terras." (SI,
110:2-6) E, no Salmo 72:
- "Haverá um justo que domine sobre os homens. E será como a luz da
manhã quando sai o sol, manhã sem nuvens, quando pelo seu resplendor e
pela chuva, a erva brota da terra.
Ele descerá como a chuva sobre a erva ceifada. Aqueles que habitam no
deserto se inclinarão ante Ele e todos os reis se prostrarão e todas as
nações o servirão.
Porque Ele livrará ao necessitado quando clamar, como também ao aflito e
ao que não tem quem ajude; e salvará as almas dos necessitados,
libertará as suas almas do engano e da violência.
O seu nome permanecerá eternamente; se irá propagando de pais a filhos
enquanto o sol durar e os homens serão abençoados por Ele e todas as
nações o chamarão bem-aventurado."
Daniel
- "Disse o Anjo: setenta semanas estarão determinadas sobre o teu povo
para consumir a transgressão, para acabar os pecados, para expiar a
iniqüidade, para trazer a justiça eterna e para ungir o Santo dos
Santos; desde a saída da palavra para fazer tornar até o Messias - o
Príncipe". (9:24-25)
Malaquias
- "Eis que eu envio o meu anjo que aparelhará o caminho diante de mim.
E de repente virá ao seu tempo o Senhor que vós buscais, e o anjo do
testamento a quem vós desejais.
Mas quem suportará o dia de sua vinda? E quem subsistirá quando Ele
aparecer?
Porque Ele será como o fogo do ourives e como o sabão da lavadeira."
(3:1-2)
E o coro inicial se amplia, e novamente volta a ronda profética a se
repetir, acrescentando detalhes impressionantes pela sua exatidão:
Zacarias
-"Três dias antes que apareça o Messias, Elias virá colocar-se nas
montanhas.
Há de chorar e se lamentar dizendo: montanhas da terra de Israel quanto
tempo quereis permanecer em sequidão, aridez e solidão?
Ouvir-se-á a sua voz de uma extremidade da terra à outra. Depois ele
dirá: a paz veio ao mundo."
Isaías - referindo-se aos fins da tragédia dolorosa:
- "Como pasmaram muitos à vista de ti, de que o teu parecer estava tão
desfigurado, mais do que outro qualquer e a tua figura mais do que a dos
outros filhos dos homens." (52:14)
- "Verdadeiramente Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas
dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e
oprimido!
Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo
seu caminho, porque o Senhor fez cair sobre Ele a iniqüidade de todos
nós.
Ele foi oprimido porém não abriu a sua boca, como um cordeiro foi levado
ao matadouro e como a ovelha muda, perante seus tosquiadores, assim não
abriu a sua boca.
Da ânsia e do juízo foi tirado e quem contará o tempo da sua vinda?
E puseram sua sepultura com os ímpios e com o rico estava na sua morte,
porquanto nunca fez injustiça nem houve engano na sua boca." (53:4-9)
Davi -numa lamentação dolorosa:
- "Meu Deus! Meu Deus! Por que me desamparaste?" (SI, 22:1)
Não te alongues de mim, pois a angústia está perto e não há quem ajude.
(SI, 22:11)
Rodearam-me cães, o ajuntamento dos malfeitores me cercou;
transpassaram-me as mãos e os pés e repartiram entre si os meus vestidos
e lançaram sortes sobre a minha túnica," (SI, 22:16-18)
Zacarias -mais uma vez, como o manto de perdão que cobre todos os
pecados:
-" Porém, sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém
derramarei o espírito de graça e de suplicações; e olharão para mim a
quem transpassaram, e chorarão amargamente como se chora sobre o
primogênito." (12:10-11)
E por fim:
Isaías - novamente, falando da grandeza moral do sacrificio:
- "Porque derramou sua alma na morte... levou sobre si o pecado de
muitos e intercedeu pelos transgressores." (53:12)
Entre os cristãos primitivos havia o texto chamado "David cum sibyla"
conhecido como "Dies irae", referindo-se ao juízo foral.
E nos templos pagãos dos gregos, romanos, egípcios, caldeus e persas,
como nos santuários, tantas vezes tenebrosos, onde as sibilas
pontificavam, fazendo ouvir as vozes misteriosas dos "manes" e das
"pítias"39, todas elas, unissonamente, profetizaram sobre o Messias
esperado.
Ouçamo-las uma por uma:
A sibila Helespôntica 40
Os povos não sofrerão mais, como no passado. Verão em abundância as
colheitas de Ceres. Uma santa jovem, sendo mãe e virgem Conceberá um
filho de poder imortal.
Ele será deus da paz, e o mundo, perdido, Será salvo por Ele.
Cassandra, a sibila Titurbina
Nos campos de Betlém, em lugar agreste
Eis que uma virgem se torna mãe de um deus! E o menino, nascido em carne
mortal,
Suga o leite puro do seu seio casto. Oh! Três vezes feliz! Tu aleitarás
O filho do Eterno, protegendo-o com os teus braços.
A sibila Europa
Sob um pequeno alpendre, aberto, inabitado O Rei dos Reis nasce
pobremente.
Ele que tem o poder de dispor de todos os bens! Vejam: sobre o feno, seu
corpo descansa.
Os mortos, do Inferno, piedoso, tirará. Depois, triunfante, em glória,
subirá aos céus.
A sibila Egípcia
O verbo se fez carne, sem poluição Duma virgem Ele toma seu corpo.
Exprobará o vício; e a alma depravada Ante Ele cobrirá a face.
Aqueles que ante Ele se arrependerem
Terão socorro e graça na hora do sofrimento.
Amaltéia, sibila Cumana
Deus, para nos resgatar, toma a humana vestidura. Mais do que a nossa
salvação, nada lhe é mais caro. A paz, à sua vinda, descerá à Terra,
A tranqüilidade florirá; e o Universo, sem guerra,
***
39 Manes: para os antigos romanos, eram as almas dos mortos,
considerados como divindades; pítias: pitonisas, que pronunciavam
oráculos em Delfos. (Nota da Editora)
40 Que viveu por volta de 560 a.C.
Não será mais de perturbações agitado. A idade de ouro retomará seu
brilho.
Ciméria, sibila de Cumes 41
Num século surgirá o dia
Em que o Rei dos Reis habitará conosco. Três Reis do Oriente, guiados
pela luz Dum astro rutilante, que ilumina a jornada, Virão adorá-Lo e
humildes, prosternados, Lhe oferecerão ouro, incenso e mirra.
Prisca, sibila Eritréia
Vejo o Filho de Deus, vindo do Olimpo Entre os braços de uma virgem
hebréia. Que lhe oferece o seio puro.
Em sua vida viril, entre penas cruéis, Sofrerá por aqueles
Que O fizerem nascer, mostrando Que, como um Pai, se afligiu por eles.
A sibila Líbica 42
Um rei do povo hebreu será o Redentor Bom, justo e inocente. Pelo homem
pecador Padecerá muito. Com olhar arrogante
Os escribas O acusarão de se dar
Como Filho de Deus. Ao povo Ele ensinará Anunciando-lhe a salvação.
Sambeta, sibila Pérsica 43
Do Filho do Eterno uma virgem
Será mãe. Seu nascimento trará ao mundo A vida e a salvação. Com grande
modéstia, Conquanto rei, montado sobre um asno,
Ele fará sua entrada em Solymea *44, onde injuriado, E condenado pelos
maus, sofrerá a morte.
Daphné, a sibila Délfica
Depois que alguns anos passarem O Deus, duma
virgem nascido, aos homens aflitos Fará luzir a esperança da redenção.
***
41 Sacerdotisa de Apolo.
42 Filha de Nonnullio.
43 Filha de Berosi.
44 Jerusalém.
137
Edgard Armond
Conquanto tudo possa (e quão alto está O seu trono) Ele sofrerá
A morte para, da morte, resgatar seus povos.
Phito - sibila Samiense
Eis que os santos decretos se cumprem. Entre os dias mais claros, este
é, Duma bela claridade que tudo ilumina.
As trevas se vão. Deus, seu Filho nos manda Para abrir nossos olhos.
Eia! Vede o imortal Que de espinhos se cobre e por nós se entrega à
morte.
Eis quais foram:
Lampúsia-a colofoniense, descendente de Calchas, que combateu com os
gregos em Tróia.
Cassandra-filha de Príamo.
A sibila Epirótica- filha de Tresprótia.
Manto - filha de Tirésias, célebre vidente de Tebas e Beócia, cantada
por Homero.
Carmenta-mãe de Evandro.
Elissa- a sibila lésbica, citada por Pausânias - que se dizia filha da
ninfa Lâmia.
Ártemis - irmã de Apolo, que viveu em Delfos. Hierophila, finalmente,
sibila cumana, que se avistou nos primeiros dias de Roma com Tarquínio
Soberbo.
E como poderiam essas mulheres inspiradas fechar os olhos à luz radiante
que descia dos céus?45
E, por fim, a sibila Aneyra, da Frígia "O Filho Excelso do Pai Poderoso,
Tendo sofrido a morte abate-se, frio, inerte, Sobre o colo débil de sua
mãe.
Vendo-lhe o corpo dessangrado
Ela sofre profundo golpe. Ei-lo! Está morto!
Sem Ele nós morreríamos em nossos próprios pecados."
De todas as sibilas celebradas pela tradição ou pela história, que
viveram naqueles recuados tempos, como instrumentos das revelações do
Plano Espiritual, da Pérsia ao Egito e à Grécia, poucas foram as que
deixaram de referir-se ao advento do Messias esperado.
***
45 Estas profecias foram rigorosamente cumpridas, o que demonstra o
sublime encadeamento dos eventos da vida espiritual planetária, como
também prova o quanto eram iluminados pela Verdade os instrumentos
humanos que as proferiram.
E o próprio Mestre, nos inesquecíveis dias da sua exemplificação
evangélica não disse - "que não vinha destruir a lei, mas cumpri-la?" E
quantas vezes não advertiu: - "que era necessário que assim procedesse,
para que as escrituras se cumprissem!"
Portanto, nas tradições que cultuamos, a Verdade se contém indestrutível
e do passado se projeta no futuro como uma luz forte que ilumina todo o
caminho da nossa marcha evolutiva.
- "Uma secreta intuição" - conta Emmanuel - "iluminava o espírito
divinatório das massas populares.
Todos os povos O esperavam em seu seio acolhedor; todos O queriam,
localizando em seus caminhos sua expressão sublime e divinizada ". 35
Os tibetanos O aguardavam na forma de um herói que regularizaria a vida
do povo e o redimiria de seus erros. Kin-Tsé - o Santo - que não tinha
pai humano, era concebido de uma virgem e existia antes mesmo que a
Terra existisse.
Diziam d'Ele:
- "Será o deus-homem, andará entre os homens e os homens não O
conhecerão.
Feri o Santo - dizia a tradição - rasgai-o com açoites, ponde o ladrão
em liberdade."
Veja-se em tão curto trecho quanta realidade existia nesta profecia
inspirada!
***
35 A Caminho da Luz, cap. III. (Nota da Editora)
Pelo ano 500 a.C., muito antes do drama do Calvário e no tempo de
Confúcio, que era então ministro distribuidor de justiça do Império do
Meio, foi ele procurado por um dignitário real que o interrogou a
respeito do Homem Santo: quem era, onde vivia, como prestar-lhe
honras...
O sábio, com a discrição e o entendimento que lhe eram próprios,
respondeu que não conhecia nenhum homem santo, nem ninguém que, no
momento, fosse digno desse nome; mas que ouvira dizer (quem o disse não
sabia) que no Ocidente (em que lugar não sabia) haveria num certo tempo
(quando, não sabia) um homem que seria aquele que se esperava.
E suas palavras foram guardadas; transcorreu o tempo e quando, muito
mais tarde e com enorme atraso, devido às distâncias e às dificuldades
de comunicações, a notícia do nascimento de Jesus chegou àquele
longínquo e isolado país, o imperador Ming-Ti enviou uma embaixada para
conhecê-Lo e honrá-Lo; porém já se haviam passado sessenta anos desde
quando se consumara o sacrifício do Calvário.
Na índia, toda a literatura sagrada dos templos estava cheia de
profecias a respeito da vinda do Messias.
O Barta-Chastran, por exemplo, dizia em um de seus belos poemas que em
breve nasceria um brama, na cidade de Sçambelan, na morada de um pastor,
que libertaria o mundo dos daítias (demônios), purgaria a terra dos seus
pecados, estabeleceria um reino de justiça e verdade e ofereceria um
grande sacrifício.
Nesse poema, além de outras notáveis concordâncias com a futura
realidade dos fatos, destaca-se esta: Sçambelan
em sânscrito significa "pão de casa"; Belém, em hebraico, significa
"casa de pão".
O Scanda-Pourana dizia que:
- "Quando três mil e cem anos da Kali-Iuga *36 se esgotarem o Rei da
Glória aparecerá e libertará o mundo da miséria e do mal."
O Agni-Pourana assinalava:
- "Que um poderoso espírito de retidão e de justiça apareceria em dado
tempo, nascendo de uma virgem."
E o Vrihat-Catha anunciava:
- "Que nasceria em breve tempo uma encarnação divina com o nome de
Vicrama."
Ouçamos, agora, a palavra profética das nações, cujos sacerdotes tinham
a primazia na comunhão misteriosa com os astros.
***
36 O Divino Mestre desceu à Terra nos primeiros dias da Kali-Iuga, que é
a última das quatro idades (ou eras) da cronologia bramânica - Krita
Iuga, Treta-Iuga, Dvapara-Iuga e Kali-Iuga- e também conhecida como
"idade de ferro".
A duração dessas idades, segundo o astrônomo hindu Asuramaya, são
respectivamente de 1.440.000, 1.080.000, 720.000 e 360.000 anos, com
períodos intermediários entre elas que totalizam outros 720.000 anos. Ao
todo, soma-se um total de 4.320.000 anos, chamada de "Idade Divina". "Um
Dia de Brama" (ou Kalpa) - um dia de manifestação evolutiva do universo
Criador - corresponde a mil "Idades Divinas", ou seja 4,32 bilhões de
anos. "Uma Noite de Brama" tem igual duração.
Na Pérsia o primeiro Zoroastro *37, três milênios antes do divino
nascimento, já o anunciava a seus discípulos dizendo: - "Oh! vós, meus
filhos, que já estais avisados do Seu nascimento antes de qualquer outro
povo; assim que virdes a estrela, tomai-a por guia e ela vos conduzirá
ao lugar onde Ele - o Redentor - nasceu.
Adorai-O e ofertai-Lhe presentes, porque Ele é a Palavra - O Verbo - que
formou os céus."
Na Caldéia, no tempo de Cambises, Zerdacht - o sacerdote magno -
anunciou a vinda do Redentor e a estrela que brilharia por ocasião do
Seu nascimento.
No Egito, o país das portentosas construções iníciáticas, Ele era também
esperado, desde muito tempo, e em Sua honra os templos sacrificavam nos
seus altares.
Na grande pirâmide de Gizé estava gravada a profecia do Seu nascimento,
em caracteres hieroglíficos, para conhecimento da posteridade.
O tebano Pamylou, quando, certa vez, visitava o templo de Amon, conta
que ouviu, vindo de suas profundezas, uma voz misteriosa e imperativa a
bradar-lhe:
"Oh! tu que me ouvis, anuncia aos mortos o nascimento de Osíris- o
grande rei - salvador do mundo."
***
37 Fundador da religião dos persas, cujo código é o Zend-Avesta. Viveu
em 3.200 a.C.
E quanto à Grécia lá está Ele - o Messias - simbolizado no "Prometeu" de
Ésquilo, uma das mais poderosas criações do intelecto humano.
E d'Ele disse Platão - o iluminado:
- "Virtuoso até a morte, Ele passará por injusto e perverso e, como tal,
será flagelado, atormentado, e, por fim, posto na cruz."
E a essa corrente sublime de vozes inspiradas, que O anunciavam em todas
as partes do mundo, vem, então, juntarse e de forma ainda mais objetiva
e impressionante, a palavra profética do povo hebreu.
No IV Livro de Esdras o profeta dizia que o Messias viria da banda do
mar.
Jó
Sob o tormento de suas provas, realmente dignificadoras,
dizia:
- "Eu sei que o meu Redentor virá e estarei de pé, no derradeiro dia,
sobre o pó." (19:25)
Isaías
- "Eis que uma virgem conceberá e gerará um filho e chamará seu nome
Emmanuel." (7:14)
- "E a terra que foi angustiada não será entenebrecida: envileceu, nos
primeiros tempos, a terra de Zabulom e a terra
de Neftali; mas, nos últimos se enobreceu, junto ao caminho do mar, de
Além Jordão, na Galiléia dos gentios.
E o povo que andava nas trevas viu uma grande luz e sobre os que
habitavam a terra de sombras e de morte resplandeceu uma luz." (9:1-2)
Jeremias
- "Eis que vêm dias - diz o Senhor - em que se levantará a Davi, um
renovo justo; e, sendo rei, reinará e prosperará e praticará o juízo e a
justiça na terra.
Nos seus dias, Judá será salvo e Israel habitará seguro; e este será o
seu nome com que o nomearão: O Senhor Justiça Nossa." (23:5-6)
Miquéias
- "E tu, Belém, Efrata, ainda que pequena entre as milhares de Judá, de
ti me sairá o que será senhor de Israel e cujas saídas são desde os
tempos antigos, desde os dias da eternidade *38 ," (5:2)
Zacarias
-"Alegra-te muito, ó filha de Sião, ó filha de Jerusalém; eis que o teu
rei virá a ti, justo e salvador, pobre e montado sobre um jumento.
Ele falará às nações e o seu domínio se estenderá de um mar a outro mar
e desde o rio até as extremidades da terra." (9:9-10)
Davi -o ancestral
-"O Senhor enviará o cetro de tua fortaleza desde Sião, dizendo: domina
no meio dos teus inimigos.
38 Isto quer dizer: o Cristo planetário, que desce do Plano Espiritual,
periodicamente, para viver entre os homens.
O teu povo será muito voluntarioso no dia do teu poder, nos ornamentos
da santidade, desde a madre da alva; tu tens o orvalho da tua mocidade;
és o sacerdote eterno segundo a ordem de Melquisedeque; o Senhor, à tua
direita, ferirá os reis no dia da tua ira; julgará entre as nações; tudo
encherá de corpos mortos, ferirá os cabeças de grandes terras." (SI,
110:2-6) E, no Salmo 72:
- "Haverá um justo que domine sobre os homens. E será como a luz da
manhã quando sai o sol, manhã sem nuvens, quando pelo seu resplendor e
pela chuva, a erva brota da terra.
Ele descerá como a chuva sobre a erva ceifada. Aqueles que habitam no
deserto se inclinarão ante Ele e todos os reis se prostrarão e todas as
nações o servirão.
Porque Ele livrará ao necessitado quando clamar, como também ao aflito e
ao que não tem quem ajude; e salvará as almas dos necessitados,
libertará as suas almas do engano e da violência.
O seu nome permanecerá eternamente; se irá propagando de pais a filhos
enquanto o sol durar e os homens serão abençoados por Ele e todas as
nações o chamarão bem-aventurado."
Daniel
- "Disse o Anjo: setenta semanas estarão determinadas sobre o teu povo
para consumir a transgressão, para acabar os pecados, para expiar a
iniqüidade, para trazer a justiça eterna e para ungir o Santo dos
Santos; desde a saída da palavra para fazer tornar até o Messias - o
Príncipe". (9:24-25)
Malaquias
- "Eis que eu envio o meu anjo que aparelhará o caminho diante de mim.
E de repente virá ao seu tempo o Senhor que vós buscais, e o anjo do
testamento a quem vós desejais.
Mas quem suportará o dia de sua vinda? E quem subsistirá quando Ele
aparecer?
Porque Ele será como o fogo do ourives e como o sabão da lavadeira."
(3:1-2)
E o coro inicial se amplia, e novamente volta a ronda profética a se
repetir, acrescentando detalhes impressionantes pela sua exatidão:
Zacarias
-"Três dias antes que apareça o Messias, Elias virá colocar-se nas
montanhas.
Há de chorar e se lamentar dizendo: montanhas da terra de Israel quanto
tempo quereis permanecer em sequidão, aridez e solidão?
Ouvir-se-á a sua voz de uma extremidade da terra à outra. Depois ele
dirá: a paz veio ao mundo."
Isaías - referindo-se aos fins da tragédia dolorosa:
- "Como pasmaram muitos à vista de ti, de que o teu parecer estava tão
desfigurado, mais do que outro qualquer e a tua figura mais do que a dos
outros filhos dos homens." (52:14)
- "Verdadeiramente Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas
dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e
oprimido!
Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo
seu caminho, porque o Senhor fez cair sobre Ele a iniqüidade de todos
nós.
Ele foi oprimido porém não abriu a sua boca, como um cordeiro foi levado
ao matadouro e como a ovelha muda, perante seus tosquiadores, assim não
abriu a sua boca.
Da ânsia e do juízo foi tirado e quem contará o tempo da sua vinda?
E puseram sua sepultura com os ímpios e com o rico estava na sua morte,
porquanto nunca fez injustiça nem houve engano na sua boca." (53:4-9)
Davi -numa lamentação dolorosa:
- "Meu Deus! Meu Deus! Por que me desamparaste?" (SI, 22:1)
Não te alongues de mim, pois a angústia está perto e não há quem ajude.
(SI, 22:11)
Rodearam-me cães, o ajuntamento dos malfeitores me cercou;
transpassaram-me as mãos e os pés e repartiram entre si os meus vestidos
e lançaram sortes sobre a minha túnica," (SI, 22:16-18)
Zacarias -mais uma vez, como o manto de perdão que cobre todos os
pecados:
-" Porém, sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém
derramarei o espírito de graça e de suplicações; e olharão para mim a
quem transpassaram, e chorarão amargamente como se chora sobre o
primogênito." (12:10-11)
E por fim:
Isaías - novamente, falando da grandeza moral do sacrificio:
- "Porque derramou sua alma na morte... levou sobre si o pecado de
muitos e intercedeu pelos transgressores." (53:12)
Entre os cristãos primitivos havia o texto chamado "David cum sibyla"
conhecido como "Dies irae", referindo-se ao juízo foral.
E nos templos pagãos dos gregos, romanos, egípcios, caldeus e persas,
como nos santuários, tantas vezes tenebrosos, onde as sibilas
pontificavam, fazendo ouvir as vozes misteriosas dos "manes" e das
"pítias"39, todas elas, unissonamente, profetizaram sobre o Messias
esperado.
Ouçamo-las uma por uma:
A sibila Helespôntica 40
Os povos não sofrerão mais, como no passado. Verão em abundância as
colheitas de Ceres. Uma santa jovem, sendo mãe e virgem Conceberá um
filho de poder imortal.
Ele será deus da paz, e o mundo, perdido, Será salvo por Ele.
Cassandra, a sibila Titurbina
Nos campos de Betlém, em lugar agreste
Eis que uma virgem se torna mãe de um deus! E o menino, nascido em carne
mortal,
Suga o leite puro do seu seio casto. Oh! Três vezes feliz! Tu aleitarás
O filho do Eterno, protegendo-o com os teus braços.
A sibila Europa
Sob um pequeno alpendre, aberto, inabitado O Rei dos Reis nasce
pobremente.
Ele que tem o poder de dispor de todos os bens! Vejam: sobre o feno, seu
corpo descansa.
Os mortos, do Inferno, piedoso, tirará. Depois, triunfante, em glória,
subirá aos céus.
A sibila Egípcia
O verbo se fez carne, sem poluição Duma virgem Ele toma seu corpo.
Exprobará o vício; e a alma depravada Ante Ele cobrirá a face.
Aqueles que ante Ele se arrependerem
Terão socorro e graça na hora do sofrimento.
Amaltéia, sibila Cumana
Deus, para nos resgatar, toma a humana vestidura. Mais do que a nossa
salvação, nada lhe é mais caro. A paz, à sua vinda, descerá à Terra,
A tranqüilidade florirá; e o Universo, sem guerra,
***
39 Manes: para os antigos romanos, eram as almas dos mortos,
considerados como divindades; pítias: pitonisas, que pronunciavam
oráculos em Delfos. (Nota da Editora)
40 Que viveu por volta de 560 a.C.
Não será mais de perturbações agitado. A idade de ouro retomará seu
brilho.
Ciméria, sibila de Cumes 41
Num século surgirá o dia
Em que o Rei dos Reis habitará conosco. Três Reis do Oriente, guiados
pela luz Dum astro rutilante, que ilumina a jornada, Virão adorá-Lo e
humildes, prosternados, Lhe oferecerão ouro, incenso e mirra.
Prisca, sibila Eritréia
Vejo o Filho de Deus, vindo do Olimpo Entre os braços de uma virgem
hebréia. Que lhe oferece o seio puro.
Em sua vida viril, entre penas cruéis, Sofrerá por aqueles
Que O fizerem nascer, mostrando Que, como um Pai, se afligiu por eles.
A sibila Líbica 42
Um rei do povo hebreu será o Redentor Bom, justo e inocente. Pelo homem
pecador Padecerá muito. Com olhar arrogante
Os escribas O acusarão de se dar
Como Filho de Deus. Ao povo Ele ensinará Anunciando-lhe a salvação.
Sambeta, sibila Pérsica 43
Do Filho do Eterno uma virgem
Será mãe. Seu nascimento trará ao mundo A vida e a salvação. Com grande
modéstia, Conquanto rei, montado sobre um asno,
Ele fará sua entrada em Solymea *44, onde injuriado, E condenado pelos
maus, sofrerá a morte.
Daphné, a sibila Délfica
Depois que alguns anos passarem O Deus, duma
virgem nascido, aos homens aflitos Fará luzir a esperança da redenção.
***
41 Sacerdotisa de Apolo.
42 Filha de Nonnullio.
43 Filha de Berosi.
44 Jerusalém.
137
Edgard Armond
Conquanto tudo possa (e quão alto está O seu trono) Ele sofrerá
A morte para, da morte, resgatar seus povos.
Phito - sibila Samiense
Eis que os santos decretos se cumprem. Entre os dias mais claros, este
é, Duma bela claridade que tudo ilumina.
As trevas se vão. Deus, seu Filho nos manda Para abrir nossos olhos.
Eia! Vede o imortal Que de espinhos se cobre e por nós se entrega à
morte.
Eis quais foram:
Lampúsia-a colofoniense, descendente de Calchas, que combateu com os
gregos em Tróia.
Cassandra-filha de Príamo.
A sibila Epirótica- filha de Tresprótia.
Manto - filha de Tirésias, célebre vidente de Tebas e Beócia, cantada
por Homero.
Carmenta-mãe de Evandro.
Elissa- a sibila lésbica, citada por Pausânias - que se dizia filha da
ninfa Lâmia.
Ártemis - irmã de Apolo, que viveu em Delfos. Hierophila, finalmente,
sibila cumana, que se avistou nos primeiros dias de Roma com Tarquínio
Soberbo.
E como poderiam essas mulheres inspiradas fechar os olhos à luz radiante
que descia dos céus?45
E, por fim, a sibila Aneyra, da Frígia "O Filho Excelso do Pai Poderoso,
Tendo sofrido a morte abate-se, frio, inerte, Sobre o colo débil de sua
mãe.
Vendo-lhe o corpo dessangrado
Ela sofre profundo golpe. Ei-lo! Está morto!
Sem Ele nós morreríamos em nossos próprios pecados."
De todas as sibilas celebradas pela tradição ou pela história, que
viveram naqueles recuados tempos, como instrumentos das revelações do
Plano Espiritual, da Pérsia ao Egito e à Grécia, poucas foram as que
deixaram de referir-se ao advento do Messias esperado.
***
45 Estas profecias foram rigorosamente cumpridas, o que demonstra o
sublime encadeamento dos eventos da vida espiritual planetária, como
também prova o quanto eram iluminados pela Verdade os instrumentos
humanos que as proferiram.
E o próprio Mestre, nos inesquecíveis dias da sua exemplificação
evangélica não disse - "que não vinha destruir a lei, mas cumpri-la?" E
quantas vezes não advertiu: - "que era necessário que assim procedesse,
para que as escrituras se cumprissem!"
Portanto, nas tradições que cultuamos, a Verdade se contém indestrutível
e do passado se projeta no futuro como uma luz forte que ilumina todo o
caminho da nossa marcha evolutiva.
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2 comentários:
O homem-Deus calou-se. Emudeceu-se nestes 2000 anos. Os deuses solares se transmutaram nas religiões que sulcam a alma humana afastando-nos de nossa essência divina e da sacra herança espiritual. Algum messias aparecerá sempre que o bicho estiver pegando. O homem não precisa de "caminhos", basta apenas olhar para sua condição miserável e apiedar-se de si mesmo. A mudança decorrerá deste condição e da escolha a ser feita. Evoluir é o nosso direito e nossa maior obrigação. Nós construimos nosso presente de acordo com o futuro que conseguimos vislumbrar para nós e para nossos semelhantes. Não há messias. Não há redentores. Nós é que existimos e um dia deixaremos apenas lembranças. Muita história já foi contada e muito ainda se irá dizer...
Roberto Almeida
http://enigmadebresa.zip.net/
Pobre Roberto!A sua fé-nenhuma, lhe atormentará, quando a Verdade lhe bater a porta!Será tarde demais!Somos seres espirituais em uma jornada carnal!A vida é mais do que esta visão limítrofe e reducionista que acredita!Acorde enqunto é tempo!!!
"Felizes são aqueles que não ouvem e entendem, que não veêm e enxergam..."
Vc só vê seu umbigo!!Ore mais e busque seu lado espiritual!!!
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